AFTAS NA BOCA E LÍNGUA - Causas e Tratamento


As úlceras orais, também chamadas de úlceras aftosas, estomatites aftoides ou simplesmente aftas, são lesões muito comuns da mucosa oral.
As aftas são lesões benignas que não costumam causar maiores problemas além do desconforto. Porém, algumas doenças mais graves da cavidade oral podem se manifestar com lesões ulceradas muito semelhantes, o que pode causar alguma confusão. Um exemplo é o câncer da cavidade oral, que nas fases inicias pode se parecer com uma afta.
Neste artigo, vamos abordar as seguintes questões sobre as aftas:
  • Como surgem.
  • Quais são as suas causas.
  • Opções de tratamento.
  • Quando uma afta causa preocupação.
  • Dúvidas mais comuns.

O QUE É UMA AFTA?

A afta é uma úlcera que pode surgir em praticamente qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva, garganta, úvula, etc. São lesões ovais, esbranquiçadas (às vezes amareladas), rasas e limpas, ou seja, não apresentam pus, bactérias ou outros sinais de infecção. Podem ser únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes.
Todo mundo já teve pelo menos uma afta ao longo da vida; 20% da população sofre com aftas recorrentes. São mais comuns em pré-adolescentes, adolescentes e adultos jovens, tendendo a diminuir sua incidência com o passar do anos.
Apesar de serem lesões benignas, as aftas são muito dolorosas e frequentemente atrapalham atividades simples, tais como falar, comer e beijar.
A maioria das aftas dura, em média, de uma a duas semanas e costuma curar sem deixar cicatriz. As aftas que demoram mais tempo para curar são aquelas que surgem em locais onde há contato constante com os dentes ou com alimentos, sofrendo traumatismos repetidos ao longo do dia.
Algumas pessoas apresentam aftas grandes, chamadas de aftas major, maiores que 1 cm e profundas. Estas demoram até seis semanas para desaparecer e podem deixar cicatriz. Existe ainda a afta herpetiforme, formada por múltiplas úlceras pequenas que se juntam e transformam-se em uma lesão grande. Estas aftas podem vir acompanhadas de linfonodos no pescoço (ínguas) e, por vezes, de febre baixa e mal estar.
Por maior e mais numerosas que sejam, as aftas não costumam provocar mau hálito (leia: SAIBA COMO ACABAR COM O MAU HÁLITO).

O QUE CAUSA A AFTA?

As aftas não são contagiosas, mas as suas causas não estão completamente esclarecidas. Parecem ser provocadas por desbalanços no sistema imune. Alguns dos gatilhos conhecidos são:
  • Traumas locais, como mordidas acidentais.
  • Estresse psicológico.
  • Poucas horas de sono.
  • Helicobacter pylori, a mesma bactéria que causa úlcera gástrica.
  • Algumas pastas de dentes que contenham sódio-lauril-sulfato.
  • Refluxo gastroesofágico.
  • Comidas, como chocolate, café, refrigerantes, tomate e abacaxi.
  • Cigarro.
  • Alterações hormonais durante o ciclo menstrual.
  • Deficiência de algumas vitaminas e minerais, como vitamina B12, vitamina C, zinco, ferro ou ácido fólico.
  • Drogas, como anti-inflamatórios, Rapamicina, Metotrexato, Aspirina e Atenolol.
Algumas pessoas que tenham o costume de deitar pouco tempo depois da última refeição, podem apresentar aftas recorrentes. Este fato provavelmente está relacionado a algum grau de refluxo gastroesofágico, que leva ao aumento da acidez da cavidade oral. As aftas costumam aparecer um ou dois dias depois, fazendo com que os pacientes, muitas vezes, não relacionem um fato ao outro.

TRATAMENTO PARA AFTA – REMÉDIO PARA AFTA

Não existe remédio milagroso para afta. Nenhuma substância cura a úlcera de um dia para o outro. Como a afta costuma durar até duas semanas, os tratamentos atuais visam acelerar o processo de cicatrização da lesão.
É importante distinguir as pomadas que contenham apenas anestésicos, que servem apenas para alívio sintomáticos, daquelas com corticoides e anti-inflamatórios em sua fórmula, que efetivamente podem acelerar a cicatrização.
Os dois medicamentos mais usados para este fim são:
  • Amlexanox (Aphthasol® ou Aftaid®).
  • Acetonido de triancinolona (OMCILON- A ®).
O Amlexanox é o que tem apresentado os melhores resultados nos trabalhos científicos. Infelizmente, até a última atualização deste artigo, eu não encontrei nenhuma farmácia que vendesse o Amlexanox no Brasil. Aparentemente, o medicamento ainda não está disponível no país. Em Portugal, o medicamento já está à disposição e é vendido sob o nome comercial Aftaid.
A cauterização da afta com nitrato de prata é uma outra opção capaz de reduzir a dor que a lesão provoca.

TRATAMENTO CASEIRO PARA AFTA

Na Internet é muito fácil achar inúmeras receitas caseiras para tratar as aftas. Deve-se ter cuidado com o que se aplica na lesão para não aumentar a inflamação e piorar o quadro. O problema dos tratamentos caseiros é que boa parte deles nunca foi estudada em trabalhos científicos, não tendo, portanto, nenhuma comprovação científica da sua eficácia ou segurança.
Algumas opções aceitáveis são:
– Bochechar solução feita com uma colher de leite de magnésia ou bicarbonato de sódio diluído em um copo de água.
– Diluir água oxigenada em água comum e aplicar com cotonete diretamente na afta.
– Misturar Difenidramina (Benadryl®) com leite de magnésia e bochechar.
Evite contato direto de substâncias abrasivas puras, como álcool, sal ou bicarbonato em pó. Enxaguantes bucais com álcool também podem irritar a afta.  Isto pode irritar a lesão e piorar o quadro. Quando usar diluições para bochechos, sempre cuspa o líquido no final, nunca o engula.

QUANDO SE PREOCUPAR COM UMA AFTA

Apesar de benigna na imensa maioria dos casos, a afta pode ser uma manifestação de doenças sistêmicas ou pode ser confundida com lesões graves, como neoplasias da cavidade oral.
Uma consulta com o dentista ou médico estomatologista deve ser avaliada quando:
  • A afta for excepcionalmente grande.
  • As aftas forem recorrentes, com surgimentos de novas lesões logo após a cicatrização das primeiras.
  • A afta demorar mais de três semanas para cicatrizar.
  • Houver sinais de infecção na área da afta.
  • Houver sintomas sistêmicos, ou seja: febre, cansaço, mal-estar, perda de peso, perda do apetite ou qualquer outro sintoma que sugira a presença de alguma doença por trás das aftas.
  • Houver úlceras também nos órgãos genitais.

QUAIS SÃO AS DOENÇAS QUE CURSAM COM AFTAS OU LESÕES SEMELHANTES?

Normalmente, as úlceras orais causadas por doenças sistêmicas são múltiplas e recorrentes. Elas costumam ter algumas características diferentes das aftas comuns e surgem acompanhados de outros sintomas. Alguns exemplos:
  • Nos pacientes com lúpus, as aftas costumam ser indolores e vêm acompanhadas de lesões de pele e dores nas articulações, além de alguns sintomas sistêmicos, tais como febre baixa e cansaço.
  • Na doença de Behcet, que também é uma doença autoimune, as aftas são múltiplas, recorrentes e costumam vir acompanhadas de úlceras nos órgãos genitais. Na doença de Behçet também é comum haver lesões nos olhos.
  • Na doença celíaca e na doença de Crohn, as aftas vêm em conjunto com sintomas intestinais, tais como diarreia sangue nas fezes.
  • A neutropenia, que é a queda no número de neutrófilos (um tipo de glóbulo branco) no sangue, também é uma causa de úlceras orais. Normalmente, a neutropenia surge como efeito colateral da quimioterapia, mas ela pode ocorrer em algumas doenças que ataquem o sistema imunológico.
  • Alguns cânceres da cavidade oral podem se apresentar como ulcerações, sendo inicialmente confundidos com aftas comuns. Por isso, toda afta que demora a cicatrizar deve ser avaliada por um médico, principalmente se o paciente for fumante.
Várias infecções podem causar úlceras orais semelhantes às aftas, são alguns exemplos:
  • O vírus HIV pode causar úlceras orais em fases avançadas da doença, quando já há critérios para AIDS, mas também na fase aguda da infecção pelo vírus.
  • A infecção pelo Coxsackie virus (herpangina), muito comum em crianças, pode cursar com dores de garganta, febre, pequenas úlceras orais e lesões nas palmas das mãos e plantas dos pés.
  • sífilis, tanto a fase primária como a secundária, pode cursar com úlceras orais. Normalmente, as aftas são múltiplas e demoram a cicatrizar.
  • herpes labial apresenta-se como vesículas que podem virar pequenas úlceras após romperem-se. O aspecto não é muito parecido com afta, mas pode ser confundido por leigos. Apesar de ter lesões semelhantes, o herpes e a afta são duas doenças diferentes, com etiologias e tratamentos distintos.

DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE AFTAS

1. Tenho aftas recorrentes, isso significa que tenho alguma doença? 
Não. Até 20% da população sofre com aftas recorrentes sem que isso indique a presença de outra doença.
2. Todo mundo que costuma ter aftas apresenta problemas no estômago?
Não. Na verdade, apenas um pequena parte destas pessoas possui algum problema gástrico.
3. Estou com uma grande afta na boca e notei um gânglio aumentado no meu pescoço. Uma coisa está relacionada com a outra?
Pode estar. A presença de lesões na cavidade oral podem ser a causa de linfonodos aumentados no pescoço. O mesmo raciocínio vale para lesões na face e no couro cabeludo.
4. Toda vez que eu acidentalmente mordo meus lábios ou língua surge uma afta. Isto é normal?
Sim. Trauma na cavidade oral é uma das principais causas de aftas.
5. Ouvi falar que colocar bicarbonato na afta ajuda a cicatrizar a lesão. Isto procede?
Sim e não. Deve-se evitar colocar o bicarbonato em pó diretamente sobre a afta, pois isto pode causar irritação e aumentar a inflamação. Porém, bochechar com uma colher de chá de bicarbonato diluído em um copo de água é um dos tratamentos caseiros sugeridos.
6. Quais são os alimentos que devem ser evitados quando há um afta ativa?
Comidas ácidas, como sucos cítricos e refrigerantes, comidas com muito sal, condimento ou apimentadas. Procure também evitar alimentos muito duros que possam ferir e irritar ainda mais a afta enquanto se mastiga.
7. Passar pó Royal na afta ajuda a cicatrizá-la?
Não. Pelo contrário.
8. Passar pasta de dente na afta ajuda a cicatrizá-la?
Não. Na verdade, alguns tipos de pasta de dente podem até piorar as lesões.
9. Furar a afta com uma agulha ajuda na cicatrização
Não e pode piorar a situação.
10. Sempre que eu como abacaxi, tenho aftas. Isto faz sentido?
Pode ser que sim. Algumas pessoas têm uma espécie de alergia a certos alimentos, fazendo com que desenvolvam aftas. Os mais citados são noz, avelã, canela, abacaxi e outras frutas cítricas.
11. Afta pode causar febre?
Pode, mas nesses casos é sempre indicada uma avaliação médica para descartar outras causas, uma vez que a imensa maioria das aftas não causa febre.
12. Sempre que eu durmo de barriga cheia apareço com uma afta nos dias seguintes. Isto faz sentido?
Sim. Pessoas que têm refluxo gastroesofágico apresentam piora do quadro se deitarem logo após a alimentação. Isto pode aumentar a acidez da boca e provocar aftas.
13. A bactéria H.pylori pode causar aftas?
Sim.
14. A afta é transmitida pelo beijo? 
Não. Afta não é uma doença transmissível. Porém, algumas doenças infecciosas, como a sífilis, podem provocar úlceras orais contagiosas.
15. Estresse pode causar aftas?
Sim. É uma causa comum.
16. Quantos dias costuma durar uma afta?
Em média, 7 dias.
17. A presença de afta na boca aumenta o risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis durante o sexo oral?
Teoricamente sim, porém, não há trabalhos que demonstrem efetivamente qual é o verdadeiro risco.
18. Uma afta pode ser confundida com herpes labial?
Não por médicos. As lesões costumam ser bem diferentes. Se você tem dúvidas em relação às diferenças da afta e do herpes labial, sugerimos a leitura do texto: Diferenças entre afta e herpes labial.
19. Fumar causa afta?
Sim, o cigarro favorece o aparecimento das aftas na boca e na língua. Algumas pessoas também têm aftas logo após parar de fumar, devido ao estresse que passam nos primeiros dias sem o cigarro.
20. Afta pode virar câncer?
Não. Porém, alguns cânceres de boca podem se manifestar como úlceras orais, semelhantes a aftas, que não cicatrizam.
Fonte: www.mdsaude.com

Nenhum comentário:

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visite também

Visite também
www.formigatomica.com