Dicas para ensinar seu filho a comer saudável

Qualquer mãe se preocupa em oferecer uma alimentação de qualidade aos filhos. Porém, é natural que muitas crianças façam aquela cara feia quando avistam um prato colorido vasto de verduras e legumes. Quando percebem que a sobremesa é uma fruta, então, torcem o nariz. Saiba que, com um pouco de paciência, você pode mudar essa situação. 
“Ofereça sempre opções saudáveis, mas vá com calma. A introdução dos alimentos deve ser feita aos poucos. Começa aos seis meses e vai até os dois anos de idade para que uma criança possa ter uma alimentação igual a de um adulto. Então, por que se desesperar? Ela tem muito tempo para mudar de hábitos”, diz a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral consultoria em nutrição. 
É importante que a criança identifique a cor, o sabor e a textura do alimento 

Dicas para ensinar filho a comer saudável

O primeiro passo é oferecer os alimentos insistentemente e com muito carinho, sem perder a paciência em caso de recusa. “Faça isso três vezes por dia, com o mesmo tipo de refeição, durante duas semanas. Evite misturar o legume ou a fruta com outros tipos de comida, para que desta forma a criança saiba identificar a cor, o sabor e a textura”, recomenda Castilho. 
Outra dica valiosa é caprichar na decoração dos pratos. Corte os legumes de uma forma diferente e disponha-os de forma divertida. “As crianças, como os adultos, se alimentam também com os olhos. Não custa nada usar a criatividade”, diz.
A resposta foi não em todas as tentativas? Respire fundo e insista. “Caso ela não consuma a comida e peça salgadinhos ou doces no lugar dela, apenas retire o prato da criança e guarde na geladeira dizendo que quando ela quiser comer, basta pedir. Em algum momento ela realmente sentirá fome e com certeza vai comer o prato. Não se preocupe, ela não vai passar fome, porque quando a necessidade apertar vai pedir os alimentos saudáveis”, garante. 
A introdução aos alimentos deve ser feita aos poucos 
Tentar negociar com o pequeno o consumo de guloseimas em troca de comer as verduras do prato está fora de questão. “A criança nunca pode entender que vai ter recompensa, se não vai ter a certeza que o alimento saudável é ruim, já que o que vai ganhar em troca será bem melhor”, explica a nutricionista. As frutas não devem ser oferecidas com doces para deixá-los mais animados a consumi-las. “Faça sucos ou misture na gelatina do mesmo sabor da fruta. Não adicione carboidratos refinados”, recomenda. 

Nenhum comentário:

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visite também

Visite também
www.formigatomica.com