7 DICAS PARA CONTROLAR O SEU TEMPO

Controlar o tempo não é uma tarefa fácil e, tal como a disciplina pessoal, pode levar meses a ser aprendida. Uma pessoa que toda a sua vida foi desorganizada não pode querer ser uma máquina de organização de um dia para o outro. É um processo que demora tempo e deve ser interiorizado, para que comece a fazer parte da sua vida.



1. ESCREVA COMO DESEJA PROGRAMAR O SEU DIA

Para realizar esta tarefa aconselho que tenha uma agenda. Apenas porque se usar uma simples folha de papel, terá sempre tendência para colocar no bolso ou num canto da secretária e isso será o suficiente para que algumas vezes chegue ao final do dia sem saber do seu simples papel. Com a agenda terá sempre o seu dia bem organizado e ainda com a possibilidade de consultar o que realizou no dia anterior, procurar números de telefone ou moradas.
Se vai organizar o seu dia de manhã ou na noite anterior isso já depende do seu gosto pessoal. Qualquer uma das duas opções tem os seus prós e contras. Eu pessoalmente prefiro organizar-me na noite anterior, pois aí ainda tenho o dia que passou bem presente na minha cabeça e garanto também dois momentos para pensar na minha organização diária: na noite anterior e de manhã quando acordo e vejo o meu dia organizado.

2. DEFINA BEM AS SUAS PRIORIDADES

Quando comecei a organizar o meu dia uma das maiores dificuldades foi definir o que era realmente essencial ou não. Quando preenchemos a nossa agenda colocamos lá uma lista equivalente a uma lista de supermercado e pensamos que está ali organizado o nosso dia. Nada mais errado que isso pois nem todas as tarefas a realizar têm a mesma importância.
Quando realizar a sua lista defina quais os assuntos mais importantes a trabalhar. Por vezes um número à frente por ordem crescente devido à sua importância é suficiente. Ir ao supermercado nunca será tão importante como uma reunião com um cliente que pretende fechar um negócio. Não se perca com assuntos que pouco podem aumentar a sua produtividade.

3. NÃO PLANEJE APENAS O DIA MAS SIM A SEMANA OU ATÉ O MÊS

Falar-se em organizar o tempo muitas vezes pensamos apenas no momento, no dia em si. Quando falo em planear não falo apenas em escrever uma lista no seu papel para realizar naquele dia, mas sim planear a sua semana ou mesmo o mês. Mas para que ser realizar planos a tão longo prazo?
  • Primeiro, planear a semana ou o mês não significa planear a longo prazo. Poderemos considerar a longo prazo um ano ou mais.
  • Saber o que vai fazer durante toda a semana pode evitar com que deixa tudo para última da hora. Imagine que numa semana tem 17 tarefas indispensáveis a realizar. Se optar por realizar apenas uma tarefa indispensável nos dois primeiros dias da semana, irão restar-lhe mais cinco dias com três tarefas indispensáveis todos os dias. Este género de pressão e desgaste seria evitável se tivesse planeado a semana.
  • Se tiver um plano do seu mês poderá imaginar o que quer para o seu futuro. Se planear diariamente estará constantemente a “apagar fogos”.

4. DEFINA UMA HORA DE TÉRMINO

Lembra-se daqueles colegas de faculdade que deixavam para o último dia o trabalho e que milagrosamente conseguiam fazê-lo? É obvio que a qualidade nem sempre era melhor mas era um facto que o trabalho aparecia feito. Mas como isso era impossível? Como aqueles alunos que pouco faziam durante o período todo de realizar o trabalho conseguiam fazer aquilo à última da hora?
A resposta a esta pergunta chama-se Lei de Parkinson. Esta lei diz que “maior será a sua capacidade de concentração quanto menos for o tempo disponível para realizar uma tarefa”. Ou seja, o que aqueles alunos que deixam tudo para última da hora estão a fazer e concentrar-se apenas naquele trabalho porque têm pouco tempo para o realizar, mesmo que isso implique não dormir.
É óbvio que não aconselho-o a deixar tudo para última da hora muito menos a deixar de dormir. O que digo é para colocar uma hora de término e que cumpra essa hora. Dessa forma irá se sentir pressionado a realizar essa tarefa, concentrando-se apenas nisso e elevando todo o seu potencial.
5. NÃO EXAGERE NA QUANTIDADE DE TAREFAS
Muitas vezes queremos fazer tudo e acabamos por não fazer nada. Não adianta criar uma lista enorme de tarefa e depois não conseguir cumprir metade delas. Quando realizar a sua lista coloque apenas um número possível de tarefas a realizar. Aconselho até que opte por colocar tarefas a menos e vá experimentando e veja qual a sua capacidade diária para realizar tarefas. Eu coloco diariamente no máximo três tarefas indispensáveis para o meu dia. Mais que isso é prometer algo que não posso cumprir e não é esse o objectivo. Se tiver só uma tarefa indispensável melhor, pois aí terá a certeza que irá cumpri-la.

6. DÊ UMA RECOMPENSA A SI MESMO

Conseguir completar tudo aquilo que se propôs é sem dúvida uma vitória pessoal pois significa que organizou-se bem e foi produtivo. O passo a seguir a completar todas as suas tarefas será sentir-se compensado pela sua vitória. Isso mesmo como se faz com as crianças quando têm uma boa nota numa prova. Dê um presente a si mesmo.
Passe uma hora com a família, vá correr ou veja um jogo de futebol. Nesse momento aproveite a sensação de dever cumprido e relaxe. Não caia no erro de pensar que tem algum tempo livre então vai aproveitar para conseguir completar mais algumas tarefas que nem sequer estavam programadas. Não há mal nenhum em ter um tempo só para si.

7. NÃO SEJA ESCRAVO DA SUA AGENDA

Peço bastante atenção para este último ponto. Organizar o seu dia serve para que seja mais produtivo e tenha mais tempo livre para si. Por vezes as pessoas tentam organizar-se mas acabam cada vez mais ocupadas. Isso acontece porque passam a servir a agenda em prol do contrário. Se isso acontecer pare e analise a forma como está a gerir o seu dia. Não seja um escravo da sua agenda.
Pensar em organizar o nosso dia é um assunto bastante interessante, que pode ser de grande utilidade para quem quer conseguir vencer no mundo dos negócios. Mas como já disse anteriormente, não é uma tarefa fácil e exige persistência, pois terá que ver quais os métodos que melhor se adaptam a si. Seguir as sete dicas que expliquei no texto é essencial para que consiga evitar eventuais problemas criados pela inexperiência.
Se já alguma vez tentou organizar o seu tempo explique como o fez e deixe um comentário. No caso de começarem a experimentar as nossas dicas partilhe a sua experiência!
Abraços e boa organização

Nenhum comentário:

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visite também

Visite também
www.formigatomica.com