Como Higienizar Legumes e Verduras


Além de escolhermos os alimentos levando em consideração suas informações nutricionais, é super importante o cuidado com eles depois da compra e antes do consumo.
O que isso significa? Que como não sabemos ao certo a origem dos alimentos, é preciso higienizá-los, principalmente frutas, legumes e vegetais, para fugirmos de contaminações, que podem nos causar desconfortos gastrointestinais, até casos mais sérios, como alergias, alterações em fetos, doenças hepáticas, neurológicas e renais, dentre outras.
A contaminação pode ser biológica, química e por sujeira comum. Sendo assim, é imprescindível que a higienização seja bem feita e efetiva tanto das frutas, legumes, verduras e raízes. Isso deve ser feito em todos os alimentos, mas principalmente nos forem consumidos crus, que serão consumidos puros ou utilizados no preparo de saladas e sucos.
Vale ressaltar que esses alimentos não devem ser higienizados logo que chegam do supermercado, pois ele pode absorver a água, uma vez que o líquido está na mesma temperatura. Então, primeiramente coloque-os por duas horas na geladeira, e após esse processo inicie a higienização.
Como-Higienizar-Frutas-e-Vegetais-blog-da-mimis-michelle-franzoni-post-meio
Lavar somente com água não é suficiente. No entanto, higienizar com detergente também não é legal, pois pode deixar resíduos nos alimentos. Em primeiro lugar, eu gosto de usar uma escovinha para ajudar na limpeza do alimento e uso água corrente mesmo.
Depois, prepare uma mistura de duas colheres de sopa rasas de hipoclorito de sódio para cada  litro de água potável e mergulhe os legumes e verduras. Deixe por 30 minutos, enxágue e seque com cuidado.
Hipoclorito de sódio nada mais é que a água sanitária que pode ser usada na limpeza doméstica também. Ele é composto por cloro, que já está presente na água que recebemos em casa. Porém, quando formos comprar no mercado, é preciso prestar atenção a um detalhe importante: o produto deve conter somente hipoclorito de sódio. A presença de outros produtos usados para limpeza compromete nossa saúde.
Muita gente acha que o vinagre também pode ser utilizado nesse processo de higienização, mas não é verdade. Ele não consegue eliminar as bactérias presentes nas folhas, fazendo com que a limpeza seja somente superficial.
E aí, vocês têm cuidado da higienização dos alimentos? Apostem nessas dicas e mantenham a alimentação sempre saudável e em dia.
Um beeeijo!
Fonte: Blog da Mimis

Nenhum comentário:

VEJA TAMBÉM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visite também

Visite também
www.formigatomica.com